Consultoria em:
Engenharia de Manutenção
Qual a importância da consultoria na manutenção industrial?
Consultoria dentre muitos conceitos, é uma atividade profissional que busca por meio de um diagnóstico, propor diversas soluções acerca de um assunto ou especialidade.
Em suma, podemos dizer que a consultoria se constitui na transição de um determinado conhecimento e experiência de um profissional para benefícios de terceiros.
Por que devo fazer consultoria na manutenção da minha indústria?
O setor de manutenção é o detentor de um Centro de Custo bastante significativo dentro da indústria.
Segundo levantamento realizado em 2019, o custo médio da manutenção industrial no Brasil é de R$ 206 bilhões para um PIB de R$ 4,4 trilhões, ou seja, relacionado ao Faturamento Bruto, o valor das manutenções fica em torno de 4,69%. Expressivo, não?
Portanto a manutenção é um setor crucial onde, investimentos para diminuir os custos e aumentar a eficiência, disponibilidade e qualidade são facilmente justificados.
Com o auxílio da consultoria, uma visão sistêmica e sem vícios e know-how desenvolvido em várias situações, é possível encontrar a melhor método e os caminhos mais curtos para otimizar o setor, encontrando a melhor relação DESEMPENHO x CUSTO.
A definição e acompanhamento dos principais KPIs, mantem o direcionamento das ações e podem comprovar sua efetividade.
Quais são os passos de uma consultoria?
VISITA - A Consultoria se inicia com uma visita onde o cliente expõe sua visão do problema, caso seja conhecida. O próximo passo é realizar um diagnóstico da situação inicial.
DIAGNÓSTICO - O diagnostico inicial é desenvolvido através do acompanhamento das rotinas de trabalho das equipes de PCM e de execução da manutenção durante um determinado tempo, verificando as oportunidades de aplicação de melhorias de metodologia e execução.
APRESENTAÇÃO - Após esse acompanhamento, o consultor desenvolve um trabalho que contém as impressões e a proposição de melhorias, com valores e prazos determinados. Durante a apresentação do trabalho, o consultor explica cada item e ratifica suas impressões com o cliente, a fim de eliminar qualquer fato isolado ou má interpretação e, após consenso, entrega o orçamento e cronograma do trabalho a ser desenvolvido.
EXECUÇÃO e ACOMPANHAMENTO – A implantação das melhorias pode ser de responsabilidade do contratante, do consultor ou de ambos, conforme definição prévia. O acompanhamento por parte do auditor tem como objetivo o cumprimento do cronograma e a avaliação da efetividade das ações.